Buscar
Big Hit solta nota sobre reportagem da JTBC
- Tokki
- 9 de dez. de 2019
- 4 min de leitura

O programa Newsroom da JTBC transmitiu uma notícia nesta segunda (9) no qual informava que os integrantes do BTS haviam procurado recentemente um advogado de uma empresa famosa, buscando aconselhamento para tomar medidas legais contra a agência em relação a distribuição de lucros.
Em relação à reportagem, a Big Hit soltou uma nota oficial desmentindo a emissora:
Olá, aqui é a Big Hit Entertainment.
Este é o nosso posicionamento sobre as afirmações feitas no programa “News Room” da JTBC, pelos repórteres Choi Soo Yeon e Lee Ho Jin ontem (9 de dezembro), às 20 horas no horário sul coreano.
O posicionamento a seguir são do BTS, seus familiares e a agência.
Antes de fazermos nossa declaração oficial sobre o assunto, a agência, BTS e seus familiares pedimos à JTBC que revelasse quais são as suas intenções ao reportar essas acusações.
Como já declaramos anteriormente em resposta ao reporter da JTBC Im Ji Soo, a reportagem é sem fundamento. Atualmente, BTS e seus familiares não estão planejando tomar medidas legais contra a agência. A reportagem não é clara sobre o problema com a distribuição de lucros entre BTS e a agência. A agência e o BTS estão atualmente discutindo sobre assuntos que não afetam o contrato exclusivo do grupo. Se essa questão foi aumentada ou reportada como se fosse uma grande disputa, então não descreve a situação atual.
Nosso posicionamento sobre a reportagem é a seguinte:
1 - A declaração, “BTS buscou aconselhamento legal de uma grande empresa de advocacia em relação a distribuição de lucros com sua agência, e o grupo considera tomar medidas legais.”
Isso não é verdade.
Depois da notícia ser divulgada, nós conferimos com os integrantes do BTS e seus familiares e eles confirmaram que tiveram uma consulta com a empresa de advocacia no distrito de Gangbuk, em Seoul, ha dois meses sobre partes do contrato exclusivo (relacionado a conteúdos de vídeos). Confirmamos que isso não se desenvolveu para um pedido oficial, e o escritório de advocacia não deu uma consulta oficial.
Desde então, a agência e BTS têm discutido (essa parte do contrato), e a reportagem afirmando que a agência e BTS estão em uma disputa em relação a esse assunto é falsa. O problema em questão é uma parte pequena de diversos negócios administrado pela agência e o BTS. Mesmo que isso fosse um problema, seria pequeno e não afetaria o contrato exclusivo.
Não é que o BTS esteja tomando medidas legais devido a uma negociação falha com a agência em relação ao contrato. Pelo contrário, eles consultaram um advogado e agora estão discutindo o assunto com a agência. JTBC reportou o assunto trocando as ordens dos fatos.
A agência está constantemente incentivando BTS e seus familiares a buscarem aconselhamento a conhecidos, advogados e profissionais relacionados a assuntos financeiros, acordos, legislações e outros assuntos. Com o valor que é agregado ao BTS dia após dia, como um time e individualmente, é natural eles buscarem opiniões profissionais externas.
Ao mesmo tempo, como um importante parceiro, nós estamos cientes que conflitos entre agência e BTS podem surgir e estamos resolvendo todos os problemas, não importa o grau de importância, por meio de diversas discussões.
Logo, não é verdade que BTS e seus familiares estão tomando medidas legais contra a agência devido a problemas isolados e nós exigimos saber as intenções por trás dessas notícias.
2 - A declaração, “Antes da renovação de seus contratos ano passado, BTS teve problemas com a agência com a distribuição de lucros. Eles não conseguiram resolver as diferenças e estão preparando medidas legais para serem tomadas.”
Isso não é verdade.
BTS atualmente não tem intenção de tomar medidas legais contra a sua agência em relação a distribuição ou seus contratos exclusivos. A mídia usou termos negativos como “diferente posicionamento”, “conflito”, entre outros fazendo parecer com que BTS e a agência estão tendo uma disputa séria. Nós gostaríamos de expressa grande arrependimento em relação as notícias que parecem incentivar conflitos.
Em relação a renovação do contrato assinado ano passado, a agência e BTS prosseguiram (a elaboração do contrato) com o conhecimento um do outro como parceiros iguais. O processo de renovação de contrato não foi simples por causa do valor crescente do BTS. Após uma demorada discussão entre BTS e agência sobre a renovação do seu contrato, nós seguimos com a renovação mais exemplar da indústria.
3 - A declaração ligando a agência a outros problemas e violação do código de conduta do jornalismo.
Imediatamente depois da divulgação da notícia sobre a empresa, houveram reportagens de outras agências de entretenimento não ligadas a Big Hit Entertainment. Nós sentimos muito por terem ligados nossa agência a problemas que não tem nenhuma relação com a gente.
JTBC fez afirmações exageradas sem conferir os fatos corretamente. Eles não só tentaram ligar a agência com problemas sem nenhuma relação, como também mostraram uma conduta que nos faz questionar se eles são realmente uma emissora que segue fielmente as condutas de ética do jornalismo.
Como se chegar no escritório da agência sem um aviso prévio e perguntando coisas sem explicação não fosse o suficiente, eles entraram na parte restrita do prédio sem o cartão de acesso e usaram imagens gravadas dentro da empresa sem a permissão. Parece que sabiam que seria um problema, pois decidiram deletar as imagens filmadas sem permissão antes de publicá-las online.
Nós temos filmagens de câmeras de segurança do momento da invasão dos repórteres da JTBC, como também os vídeos usados na primeira reportagem. Por mais que acreditamos que a mídia tem o direito a liberdade de expressão, eles precisam seguir os procedimentos corretos quando for noticiar algo. Sobre esse assunto, nós planejamos preencher uma reclamação sobre a violação da JTBC.
Não importa quais eram as intenções da emissora ao revelar essas afirmações, elas não são verdadeiras. JTBC exagerou partes do conteúdo e noticiou como verdade, e a agência e o BTS foram afetados por causa das reportagens ligando ambos a assuntos não relacionados. Nós acreditamos que a JTBC noticiou sem ao menos seguir o procedimento básico e exigimos um pedido de desculpa e resposta da emissora.
Obrigada.
Da Big Hit Entertainment.
Comentarios